O presidente Lula foi homenageado ontem (6) com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Paris 8, em Saint-Denis, região metropolitana de Paris. A cerimônia reconheceu sua trajetória em defesa da educação pública e inclusiva.
“O reconhecimento é muito mais uma homenagem à capacidade de resistência do povo brasileiro do que a qualquer outra coisa que eu tenha feito no meu país”, disse Lula.
Fundada após as mobilizações de maio de 1968, a Paris 8 é conhecida por seu perfil progressista e vínculo com trabalhadores/as, imigrantes e grupos historicamente excluídos.
Em seu discurso, Lula destacou os valores que marcaram sua caminhada: “A homenagem de hoje não é apenas um reconhecimento pessoal. É um reencontro com valores que moldaram minha vida: a justiça social, a educação como ferramenta de emancipação e o compromisso com os que sempre tiveram de lutar por voz e por espaço.”
O presidente da universidade, Arnaud Laimé, destacou avanços promovidos nos governos do PT, como a ampliação das universidades federais e políticas de acesso ao ensino superior. A professora Delphine Leroy elogiou as cotas: “A política de cotas que o senhor conseguiu impor no ensino superior permite esses encontros excepcionais que abrem os nossos espíritos e mexem com nossas representações.”
Lula anunciou ainda a criação de universidades voltadas para povos indígenas e para o esporte. E reafirmou: “Só o conhecimento pode romper as correntes da desigualdade e construir sociedades mais justas.”
Foto: Ricardo Stuckert / PR
