Governo Lula Notícia

MAIS MÉDICOS ABRE MAIS DE 3 MIL NOVAS VAGAS PARA AMPLIAR ATENDIMENTO NO PAÍS

04/05/2025 7h44

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (5), as inscrições para o 41º ciclo do programa Mais Médicos. O novo edital, publicado pelo Ministério da Saúde, oferece 3.174 vagas para atuação em regiões prioritárias, como áreas remotas, de difícil acesso ou com altos índices de vulnerabilidade social.

“O programa fortalece a atenção primária ao levar profissionais às comunidades que mais precisam”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os médicos atuarão em equipes da Estratégia Saúde da Família e em 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

A meta é contar com 28 mil profissionais em atividade até o fim de 2025. Hoje, são 24,9 mil médicas e médicos presentes em 4,2 mil municípios — o que corresponde a 77% do território nacional. Dessas localidades, 1,7 mil apresentam alto grau de vulnerabilidade. Atualmente, 601 médicos atendem exclusivamente em territórios indígenas.

As vagas foram distribuídas com base em estudo atualizado da Demografia Médica 2025, priorizando municípios de pequeno porte (75,1%), médio (11,1%) e grande (13,8%).

Podem participar três perfis de profissionais: médicos com CRM brasileiro ou diploma revalidado no país; médicos brasileiros formados no exterior; e médicos estrangeiros habilitados fora do Brasil. Os dois últimos grupos precisam ser aprovados no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), com treinamento específico para situações locais.

A inscrição deve ser feita no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) até 8 de maio. Será necessário apresentar documentação, estar em situação regular com a Justiça, obrigações eleitorais e militares (se for o caso), além de atestar conhecimento do SUS e da língua portuguesa.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil