O Ministério da Saúde iniciou o primeiro mutirão de exames e cirurgias de 2025 no Rio Grande do Sul. A ação, realizada nos hospitais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, busca agilizar diagnósticos e procedimentos eletivos, especialmente para mulheres e pacientes com câncer. Somente ontem (15), foram 339 atendimentos, incluindo 88 cirurgias e 251 exames.
Durante a inauguração, o ministro Alexandre Padilha reforçou a orientação do presidente Lula para ampliar o acesso a exames e cirurgias e anunciou a ampliação do atendimento no GHC. “Para reduzir o tempo de espera para o diagnóstico, também estamos anunciando hoje que o GHC vai começar a funcionar em três turnos durante a semana, de segunda a sexta-feira. O Centro de Diagnóstico e a Sala de Cirurgia vão funcionar até uma hora da manhã. E o sábado também vai ser dia útil, dia normal de atendimento no GHC”, destacou.
Além do mutirão, o GHC implementou um novo modelo de atendimento, reduzindo o tempo entre a suspeita e o diagnóstico de câncer. O prazo caiu de 71 para 17 dias, enquanto no câncer de colo do útero passou de 72 para 22 dias.
Outra entrega importante é a abertura do serviço de radioterapia no Centro de Oncologia e Hemoterapia do GHC. “Por isso estamos inaugurando definitivamente todo o serviço de radioterapia aqui no Centro de Oncologia do GHC, uma ação estratégica para reduzir o tempo de espera de início do tratamento”, ressaltou Padilha.
O governo federal também investe na ampliação do GHC, com a construção do Centro de Diagnóstico e Terapia e do Centro de Pacientes Críticos e Cirúrgicos. “Estamos trabalhando para que nenhum brasileiro/a espere mais do que o necessário para realizar um procedimento cirúrgico”, afirmou o ministro.
Foto: Rafael Nascimento/MS
