Governo Lula Notícia

MINISTRA MACAÉ EVARISTO DEBATE COMBATE À VIOLÊNCIA DIGITAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PORTO ALEGRE

13/05/2025 7h46

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou ontem (12), em Porto Alegre, de um encontro sobre os riscos do ambiente digital para crianças e adolescentes. A atividade, realizada na UFRGS pela deputada federal Maria do Rosário, reuniu autoridades, especialistas e comunidade acadêmica para discutir estratégias de proteção e regulação.

Em sua fala, Macaé reforçou a importância da educação como ferramenta para enfrentar as injustiças sociais e o uso indevido das plataformas digitais. “Sem educação, fica fácil não exercitar a revolta diante das injustiças. E sem o domínio da palavra, fica difícil lutar por direitos em um mundo excludente e racista”, afirmou.

A ministra também alertou sobre a dificuldade de enfrentar a lógica das redes sociais sem confrontar interesses econômicos: “O bullying, a violência, o racismo e a misoginia atuam como mecanismo de aferir lucro, e não podemos perder isso de vista”, disse.

Maria do Rosário reforçou a necessidade de uma ação coordenada entre Estado, sociedade, escola e família: “Tratamos, aqui, sobre crianças e adolescentes com prioridade absoluta”, disse. “O que não queremos é a liberdade de opressão e de morte sobre as nossas crianças e adolescentes”, completou.

Também participaram do evento a reitora da UFRGS, Marcia Barbosa, e a professora Ana Paula Motta Costa, que destacaram o papel das universidades e da sociedade na construção de uma internet mais segura para todas as gerações.

Mais cedo, a ministra esteve na abertura do seminário sobre o pós-enchentes no RS e, no final da tarde, participou da Conferência dos Povos de Terreiros, também na UFRGS.

Foto: Raul Lansky/MDHC