A Executiva Estadual do PT/RS e a Bancada do PT na ALRS manifestam sua total solidariedade e apoio ao Frei Sérgio, ex-deputado estadual, liderança religiosa com forte atuação junto aos movimentos de pequenos agricultores, que foi ameaçado de morte pelo vereador José Sérgio de Carvalho (Progressistas), em discurso durante sessão plenária da Câmara Municipal de Salto do Jacuí. Tal ameaça se soma a um conjunto de condutas antidemocráticas e criminosas que têm pipocado no RS desde o final do segundo turno das eleições.
Para além da solidariedade ao companheiro Frei Sérgio, nossa direção partidária tomará e apoiará as medidas cabíveis para que tal ameaça não fique impune. Cobraremos das autoridades competentes, no âmbito estadual e municipal, todas as ações necessárias para garantir a segurança de Frei Sérgio e a responsabilização do vereador. No início desta semana, já orientamos toda nossa militância a encaminharem denúncias de atos e condutas antidemocráticas, violentas e criminosas que estejam ocorrendo nos municípios. Um grupo de trabalho formado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e pela Associação de Juristas pela Democracia (AJURD) já está trabalhando para ofertar as respectivas denúncias ao Ministério Público.
É típico das condutas autoritárias, fascistas, ameaçar a vida de quem defende a democracia e a justiça social. Inconformados com a derrota nas urnas, esses setores recorrem à “página infeliz de nossa história” e explicitam sua vontade de eliminar a vida de lutadores sociais como o Frei Sergio. Felizmente, a democracia e o povo brasileiro venceram as eleições. Fascistas, racistas, machistas, não passarão!
Porto Alegre, 11 de novembro de 2022.
Comissão Executiva Estadual do PT/RS
Bancada do PT na Assembleia Legislativa
