Notas do PT/RS

Nota do PT-RS – Repúdio aos ataques sofridos pelo presidente do PT de Jacutinga

08/05/2023 20h00

O PT/RS repudia a manifestação de cunho racista proferida pelo diretor da Escola Estadual de Educação Básica Erico Verissimo, em programa de rádio, pelo qual foi afastado de suas funções pela Secretaria Estadual de Educação do RS (SEDUC/RS) em um primeiro momento. O referido diretor foi restituído, temporariamente, ao cargo, porém o Processo Administrativo Disciplinar ainda está em curso, obedecendo aos trâmites legais. Considerando a gravidade do ocorrido, exigimos providências da SEDUC/RS referente à sua recondução à direção da escola.

Repudiamos, ainda, as tentativas de constrangimento e ataques contra dirigentes e militantes do partido que denunciaram o crime de racismo realizado pelo diretor da escola, bem como exigimos que sejam investigadas as ameaças e agressões que os mesmos vêm sofrendo. Nesse sentido, destaca-se o ocorrido no dia 05 de maio do corrente, em que o presidente do PT de Jacutinga, Edson Rosa, e seus familiares – esposa e filha de 2 anos de idade – foram atacados por um grupo de pessoas que desfecharam tiros e fogos de artifício contra a residência, levando o presidente a requerer a intervenção da Brigada Militar.

Por fim, o PT/RS se solidariza com o presidente do PT de Jacutinga, repudia os ataques sofridos por ele e familiares – cujos impactos emocionais são de extrema gravidade – e espera que os/as responsáveis pela agressão sejam responsabilizados/as pelas esferas correspondentes do poder público.

 

Porto Alegre, 08 de maio de 2023

 

 Comissão Executiva Estadual