Nota do PT Cachoeirinha Notas do PT/RS

NOTA PT CACHOEIRINHA: VIOLÊNCIA E PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

23/10/2022 22h09

Com a proximidade do final das eleições suplementares em Cachoeirinha e também das eleições gerais, está cada vez mais evidente a forma de fazer política daqueles que fazem oposição ao presidente Lula e ao candidato a prefeito da cidade, David Almansa. Apenas nos últimos 2 dias foram 3 fatos que nos colocaram em alerta e que nos levou a publicarmos essa denúncia e repúdio ao método de quem apoia Bolsonaro.

Na sexta-feira (21), agentes da guarda de trânsito pararam um trio elétrico da campanha que estava com o Deputado Federal Marcon e o candidato Almansa, em pleno exercício dos direitos eleitorais. Sem se identificarem, os agentes exigiram que os políticos descessem do trio e autuaram o carro. No sábado (22), pela manhã, o presidente de honra do PT Cachoeirinha e ex-vereador, Olvari Trisch, durante uma caminhada de campanha, foi agredido com socos e pontapés, por um eleitor de Bolsonaro, e só não foi ainda mais agredido devido ao apoio recebido pelos populares. Além da violência política, também se manifesta neste ato uma violência contra o idoso, visto que o companheiro tem 67 anos de idade. No mesmo dia, à tarde, após uma carreata, novamente a guarda de trânsito, com duas viaturas e 6 agentes da guarda municipal, fez uma nova abordagem, em frente ao nosso comitê, tentando autuar o trio elétrico, mesmo com o veículo parado e o som desligado. O guarda que liderava a ofensiva, é FG do governo interino, que concorre à eleição suplementar e declarado apoiador daquela campanha. Além disso, o guarda negou-se a tratar do caso com a assessora jurídica da campanha, por tratar-se de uma advogada, demonstrando a postura machista.

Importante ressaltar que o mesmo empenho da guarda não ocorre na fiscalização aos demais candidatos e suas campanhas. Isto, apesar de todas as provas que são facilmente encontradas nas ruas e nas redes.

Por fim, estamos encaminhando às autoridades responsáveis todas as denúncias. E, apesar da violência e da perseguição política, eles não nos calarão e não recuaremos. A militância dos partidos da coligação “A esperança vai mudar Cachoeirinha”, nossas companheiras e companheiros de luta e a população, com coragem e atitude, resgatarão a dignidade do nosso povo, garantindo a legitimidade da decisão nas urnas e em defesa da democracia.

 

Direção Municipal do PT de Cachoeirinha/RS

Cachoeirinha, 23 de outubro de 2022