Notas do PT/RS Secretaria Estadual de Mulheres

Nota PT-RS: ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO PT

15/05/2023 17h22

A Secretaria de Mulheres do PT-RS vem por meio desta nota reafirmar suas posições em defesa da luta das mulheres e contra qualquer tipo de violência.

Numa sociedade patriarcal, a violência contra a mulher é sistemática e ocorre de diversos modos – violência política, física, psicológica, patrimonial. Ao enfrentarmos qualquer tipo de violência, a primeira reação é a desqualificação e a busca de silenciamento das mulheres, por isso a palavra da vítima sempre deve ser considerada. Acreditamos que o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras não pode mais ser um espaço que conviva e seja conivente com agressões de gênero, pelo contrário, deve ser vanguarda na construção de relações igualitárias e espaços feministas. Em nossas trincheiras, não pode haver vista grossa para agressores.

Também não permitiremos que nossa luta seja instrumentalizada ou banalizada por meio de distorções ou denúncias falsas. A luta pelo fim das violências contra a mulher é uma luta histórica do movimento feminista. Se tivemos avanços foi devido a luta incansável de companheiras que doaram sua vida ao movimento feminista. A utilização dessa pauta para atingir nosso partido não pode ser normalizada. Para nós que lutamos contra a prisão arbitrária do presidente Lula, a garantia do amplo direito de defesa é uma luta cara.

A postura da Secretaria das Mulheres será sempre de proteção a vítima, de luta pelo fim da violência contra as mulheres e de garantia de direitos. Reafirmamos também a necessidade de efetivação da resolução aprovada pelo Diretório Nacional do PT durante o 6º Congresso do PT realizado de 1º a 3 de junho de 2017 de implementação de uma Câmara de Acompanhamento dos casos de Violência de Gênero que estejam na Comissão de Ética do PT-RS.

 

Porto Alegre, 15 de maio de 2023.

 

Secretaria de Mulheres do PT-RS
Comissão Executiva Estadual do PT-RS