A ponte sobre o rio Caí, construída há mais de 80 anos, foi danificada no maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul, interrompendo o tráfego desde 12 de maio de 2024. Em dois meses, a nova estrutura foi entregue ontem (21) pelos ministros Renan Filho e Paulo Pimenta, como parte das ações do Governo Lula para garantir mobilidade, segurança e desenvolvimento no estado.
Com investimento de R$ 31 milhões, a nova ponte tem 13 metros de largura, 180 metros de extensão e foi elevada em 1,5 metro. Além de essencial para os moradores, é estratégica para o turismo, ligando a Rota Romântica, com cidades como Gramado, Canela e Bento Gonçalves, que geram emprego e renda na região.
Durante a inauguração, o ministro Renan Filho reforçou o compromisso com o estado: “Eu estive aqui umas dez vezes, conversei com os moradores, conheci a região, e eu pude ver de perto um pouco dos desafios enfrentados, e vou voltar muitas vezes aqui representando o presidente Lula para a gente reconstruir cada barreira que foi derrubada pelas chuvas”.
Paulo Pimenta destacou o esforço para cumprir o prazo: “Nós nos desafiamos a entregar antes do Natal, e pouca gente acreditava, mas nós chegamos aqui por meio do trabalho árduo executado noite e dia, demonstrando o compromisso do Governo Federal com o povo gaúcho”.
Foto: Marcio Ferreira
