A trajetória de luta e compromisso com a democracia popular do ex-governador Olívio Dutra foi reconhecida ontem (19), com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa do RS, por iniciativa da deputada federal Maria do Rosário, com apoio do presidente da Casa, deputado Pepe Vargas.
A maior honraria concedida pela Câmara Federal foi entregue a Olívio em reconhecimento à sua contribuição para a política brasileira e ao protagonismo na criação de ferramentas inovadoras de participação popular, como o Orçamento Participativo.
A presidenta do PT-RS, Juçara Dutra Vieira, acompanhou a solenidade, que contou ainda com a presença do ex-governador Tarso Genro, do ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont, do deputado federal Dionilso Marcon, de deputados/as estaduais e lideranças do campo popular e democrático.
Durante a cerimônia, Maria do Rosário destacou: “a homenagem se estende a todas as pessoas que estão lutando”. Já o deputado Pepe Vargas afirmou: “tem algumas lutas e algumas tarefas que não temos direito de escolher, temos obrigação de encaminhar”.
Muito emocionado, Olívio Dutra agradeceu a homenagem: “Nos honramos em dizer que somos de esquerda porque lutamos pela justiça, pela igualdade e pela fraternidade e um progresso que respeite o ser humano e respeite a casa de todos nós, a mãe natureza”.
Aos 82 anos, Olívio segue sendo uma referência ética e política para o povo gaúcho e para todo o Brasil. Fundador do PT, foi deputado federal constituinte, prefeito de Porto Alegre, governador do RS e ministro no governo Lula.
Foto: Kelly Demo Christ
