Na noite desta segunda-feira, 30/07), ocorre, em Caxias do Sul, o quarto debate presencial entre candidatos e candidatas à presidência estadual do PT, que dá sequência aos realizados em Santa Rosa, Pelotas e Santa Maria e precede o que acontecerá em Porto Alegre, no próximo dia 03/07. Os debates compõem a agenda oficial e regimental do PED 2025, construída pela COE (Comissão de Organização Eleitoral) do PT/RS.
Os encontros têm propiciado abordagens de temas essenciais para as tarefas que, hoje, desafiam o PT, a partir da leitura da conjuntura e do contexto histórico e do estabelecimento de prioridades, estratégias e compromissos que cada candidatura entende pertinentes e/ou relevantes. Ao mesmo tempo, permitem que os/as participantes do debate expressem suas opiniões, questionamentos e proposições sobre os rumos do Partido.
As distintas percepções sobre os caminhos a serem trilhados pelo PT convergem na centralidade da meta de reeleger Lula em 2026. Junto com isso, a preocupação em reestabelecer o sistema presidencialista, atacado, sistematicamente, no último período, especialmente a partir do golpe contra a presidenta Dilma e do desgoverno Bolsonaro, que foi cúmplice da captura do orçamento público pelo Congresso Nacional. O PED é, assim, um processo fundamental para o fortalecimento do Partido no enfrentamento a estes desafiadores tempos para a política e os valores que devem promovê-la e sustentá-la.
Juçara Dutra Vieira
Presidenta do PT / RS
