Ocorreu hoje, 12, uma manifestação contra o preço abusivo dos pedágios na Região Sul do nosso Estado. Em torno de 300 pessoas, integrantes dos movimentos sociais, Partidos Políticos e membros de representações de classes abriram as cancelas do pedágio na localidade do Capão Seco por mais de 2h.
A movimentação se deu após a iniciativa e organização da Coordenação Regional Litoral Sul do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em chamar a discussão sobre o aumento abusivo por parte da Ecosul, Concessionária que administra as rodovias da região. O valor subiu em torno de 28% no início do ano, tornando assim os pedágios da nossa região, o mais caro do País.
O preço extremamente alto tem prejudicado todo o desenvolvimento da região, atingindo diretamente os trabalhadores e trabalhadoras.
O Coordenador Regional, Marcelo Albuquerque avaliou o movimento de forma muito positiva: “Considero que foi um movimento necessário e muito bom. Contamos com um grande número de pessoas, a adesão de quem passava pelo pedágio e finalizamos sem nenhum incidente, um protesto pacífico e a favor dos trabalhadores”
O ato contou com a participação do MST, CUT, Partidos Políticos de Esquerda, PT, PSOL, PCdoB, PDT, Vereadores e lideranças de toda região assim como os Deputados Estaduais Zé Nunes e Adão Pretto e o primeiro Suplente Halley Lino.
A discussão e a mobilização em relação aos pedágios continuará enquanto não houver uma revisão da ANTT da decisão de autorização do aumento.
