Notícia

Presidenta do PT-RS destaca desafios e compromissos na luta contra a violência à mulher na Tribuna Livre da Assembleia Legislativa do RS

04/08/2023 13h57

Ontem (03), a Presidenta do PT-RS, Juçara Dutra Vieira, participou da Tribuna Livre da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde falou sobre a violência contra a mulher, destacando a importância de combater os feminicídios e os desafios enfrentados nessa área. Ela celebrou a decisão histórica do STF que proibiu o uso da “legítima defesa da honra” como justificativa para a absolvição de condenados por feminicídio. Na semana que antecede o aniversário da Lei Maria da Penha, ressaltou a importância de combater a violência contra as mulheres e seus impactos graves na sociedade.

A Presidente do PT-RS começou seu discurso enaltecendo a figura de Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo do ativismo na luta pelo fim da violência contra a mulher. Após sofrer uma tentativa de homicídio que a deixou paraplégica, Maria da Penha se tornou um exemplo de resistência contra a impunidade dos agressores e a violência doméstica.

Juçara apresentou números alarmantes sobre a violência contra a mulher no estado, enfatizando a redução dos investimentos em políticas públicas para mulheres ao longo dos últimos anos.

Durante a sessão, estiveram presentes o Deputado Airton Lima, que a presidiu, a Deputada Bruna Rodrigues (PCdoB) e a Deputada Laura Sito (PT). Além do parlamentar e das parlamentares presentes no local, diversos outros Deputados e Deputadas estavam participando de forma remota. Da sociedade civil, destaca-se a presença de Maria do Carmo Bittencourt, representando a Marcha Mundial das Mulheres, Fabiane Dutra, Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, e Vitalina Gonçalves, Secretária Estadual de Mulheres do PT e Secretária Geral da CUT-RS. A participação dessas mulheres reforça o compromisso coletivo de construir uma sociedade equitativa e justa para todas e todos.

Foto: Joaquim Moura