Governo Lula Notícia

PRESIDENTE LULA DEFENDE SOBERANIA E DENUNCIA TRAIÇÃO DA EXTREMA DIREITA

26/07/2025 8h05

Em um discurso ontem (25), o presidente Lula defendeu mais uma vez a soberania nacional e denunciou o que classificou como um ato de traição da extrema direita brasileira, que atua em conluio com o presidente norte-americano, Donald Trump, para prejudicar o Brasil. A fala ocorreu durante o anúncio de investimentos do programa Periferia Viva, em Osasco (SP).

Lula criticou os apoiadores de Bolsonaro que pedem a imposição de tarifas contra produtos brasileiros. “Esses mesmos cidadãos e cidadãs, que utilizavam a camisa da Seleção Brasileira e a bandeira nacional, dizendo-se patriotas, estão agora agarrados nas botas do presidente dos EUA, pedindo para ele fazer intervenção no Brasil. Junta a falta de patriotismo com sem-vergonhice, com traição”, disse o presidente.

A crítica avançou, apontando a tentativa de usar a economia nacional como moeda de troca para salvar o ex-presidente. “Estão pedindo para o presidente dos EUA aumentar a taxa das coisas que nós vendemos para eles para poder libertar o pai, ou seja, trocando o Brasil pelo pai. Que patriota é esse?”, questionou Lula.

Ao mesmo tempo em que a oposição atua contra os interesses do país, o governo federal segue trabalhando. No evento, o presidente anunciou um aporte de R$ 4,7 bilhões do Novo PAC para a urbanização de periferias em 12 estados.

Foto: Ricardo Stuckert