Após uma mobilização de 18 meses liderada pela bancada do PT/PCdoB, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul irá instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de energia elétrica CEEE Equatorial e RGE. A proposta, que alcançou as 19 assinaturas necessárias, foi encaminhada para o presidente da Casa, deputado Pepe Vargas, para os trâmites formais.
A instalação da CPI, prevista para o mês de agosto, é uma resposta às constantes falhas no fornecimento de energia que têm penalizado a população gaúcha, como apagões frequentes, demora no restabelecimento do serviço e falta de informação. O líder da bancada do PT, deputado Miguel Rossetto, proponente do pedido, lembrou o longo período de mobilização para viabilizar a investigação.
“Iniciamos a coleta de assinaturas em janeiro de 2024, em um momento terrível e de sofrimento enorme para a nossa população com corte de energia elétrica e falta de luz, perdas para os mercados e fabricantes e lojistas”, afirmou Rossetto. Ele destacou a urgência da investigação: “Essa CPI é tão importante porque a população paga e paga bem por este serviço que deveria ser de qualidade, com atenção e de forma permanente. Vamos trabalhar com muita seriedade e dedicação para analisarmos todo este processo”.
O deputado Jeferson Fernandes criticou o processo de privatização conduzido pelo governo Leite, que, segundo ele, precarizou o serviço. “Depois que alcançou o objetivo, que era a venda, demitiu em massa o quadro funcional e contratou pessoas inexperientes, sem expertise. Mas as tarifas seguem em elevação”, advertiu. Para o parlamentar, a CPI tem uma tarefa clara: “Apontar os personagens que lucram com este estado de coisas, puni-los e barrar este modus operandi é a tarefa principal que esperamos de uma CPI”.
A comissão terá 120 dias para investigar as falhas das distribuidoras e também a atuação da agência reguladora Agergs, buscando respostas e responsabilidades para a crise no setor elétrico do estado.
Fonte: Fonte: PT na Assembleia RS – Claiton Stumpf – MTb 9747
Foto: Divulgação
