O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras convoca a militância e dirigentes para uma mobilização popular no 7 de setembro. A ação, que une Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, centrais sindicais, partidos do campo popular democrático e movimentos sociais, ocorrerá em diversas capitais e cidades para defender a soberania do país de ameaças externas.
Sob o lema “Povo independente é Povo Soberano”, o PT e as organizações envolvidas defendem que a soberania nacional, conquistada há mais de 200 anos, deve ser defendida por todas e todos os brasileiros e brasileiras. A data busca reafirmar que o Brasil pertence a sua população, e que a liberdade e a democracia estão intrinsecamente ligadas à justiça social, à soberania e aos direitos do povo.
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, ressaltou a importância do 7 de Setembro como um momento de conscientização sobre o uso político das tarifas comerciais pelo governo norte-americano, que ele classificou como uma ameaça à soberania brasileira. “Que o 7 de Setembro seja um momento de expressão e também um processo de conscientização. Infelizmente, o Brasil está sendo penalizado injustamente. As tarifas sempre foram utilizadas para equilibrar ações comerciais. Elas estão sendo usadas pelo governo Trump de forma autoritária, sem nenhum fundamento e por um viés político”, afirmou Edinho Silva.
O ato em Porto Alegre ocorrerá às 14h, na Ponte de Pedra, no Largo dos Açorianos.