As eleições de 2022 quebraram paradigmas, tanto para o Estado, quanto também para o Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores. Pela primeira em sua história, o Estado do Rio Grande do Sul terá quatro mulheres negras entre seus representantes nos parlamentos estadual e federal. Na Assembleia Legislativa foram eleitas Laura Sito (PT) e Bruna Rodrigues (PCdoB), ambas representantes da Federação Brasil da Esperança, que juntas com o também eleito Matheus Gomes (PSOL) irão compor a Bancada Negra da ALRS. Para a Câmara dos Deputados, foram eleitas Denise Pessôa (PT) e Daiana dos Santos (PCdoB) da Federação Brasil da Esperança.
DENISE PESSÔA
Denise Pessôa mulher negra e mãe, aos 39 anos é vereadora de quatro mandato e atual presidente da Câmara de Caxias do Sul. Compõe a bancada do PT 100% negra instituída na eleição de 2020 ao lado da Vereadora Estela Balardin e Lucas Caregnato. Eleita com 44.241 votos se torna a primeira mulher negra do RS assumir a Câmara Federal ao lado de Daiana Santos do PC do B. Arquiteta de formação e servidora pública, tem como bandeiras o desenvolvimento da cidade, a luta das mulheres e antirracista, dos idosos e das crianças, a garantia da educação e o direito dos trabalhadores, dos servidores públicos, da comunidade LGBTQIA+, dos imigrantes e dos jovens.
“Fiquei super feliz. Assim como a Daiana, componho a bancada negra na Câmara, o que já foi um avanço no processo eleitoral anterior. Abrimos uma bancada negra em Caxias do Sul, assim como aconteceu em Porto Alegre, e isso reflete uma ampliação na representatividade que é importante”, avalia Denise.
LAURA SITO
Aos 30 anos, Laura Sito (PT-RS) é a Deputada Estadual mais jovem dessa nova legislatura e passa a compor a primeira bancada negra da história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul nunca havia eleito uma deputada estadual negra, agora terá duas. Natural de Porto Alegre, Laura, é vereadora da Capital, eleita em 2020 e agora obteve 36.705 votos.
“Foram 187 anos sem representação das mulheres negras, encerrar esse ciclo é histórico. Nossa presença não pode mais ser ignorada.”, afirmou Laura que em seu mandato como vereadora se destacou na pauta do combate à fome, tendo sido indicada para a Frente Parlamentar de Combate à Fome da FAO da ONU. Em Porto Alegre, ela organiza junto ao Instituto Multiplicidade uma rede de 14 cozinhas comunitárias, no segundo semestre de 2021 foram 60 mil refeições distribuídas nas comunidades da capital.
Juntas, as Companheiras Laura Sito e Denise Pessôa reafirmam a necessidade de uma agenda feminista e antirracista para o Brasil e para o Rio Grande. E também reafirmam a presença das mães na política.
Acompanhe as nossas Deputadas Eleitas em suas Redes Sociais:
