Consolidada como a maior força representativa do povo gaúcho na Assembleia Legislativa, composta por 11 deputados e deputadas, a bancada do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores tomou posse, terça (31), no auditório 20 de setembro da ALRS. As deputadas e Deputados empossados foram: Adão Pretto Filho, Jeferson Fernandes, Laura Sito, Leonel Radde, Luiz Fernando Mainardi, Miguel Rossetto, Pepe Vargas, Sofia Cavedon, Stela Farias e Zé Nunes.
Ampliação da participação das Mulheres
O PT é o partido com a maior representação feminina na Assembleia. Além das deputadas Sofia Cavedon e Stela Farias, que foram reeleitas, a bancada ganhou o reforço da Companheira Laura Sito, a primeira deputada negra do PT e que junto com a deputada Bruna Rodrigues (PCdoB) são as primeiras deputadas negras da história da ALRS.
“O crescimento da bancada feminina do PT na Assembleia Legislativa nesta legislatura que se inicia é um importante avanço na luta por mais igualdade na politica. No parlamento todo chegamos a 11 deputadas eleitas por oito partidos. Somos hoje 20% de representação no parlamento gaúcho. Mas é preciso ampliar essa representação. Política é assunto de mulher, assim como da população negra, que também elegeu uma bancada estadual nessa legislatura. Que nossas diferenças sirvam para enriquecer as discussões e que possamos unir esforços para consolidar leis que nos ajudem a defender uma vida sem violências, com direitos respeitados, oportunidades e melhor qualidade de vida para todas as mulheres”, destacou a deputada Stela Farias.
A deputada Laura Sito, afirmou que a chegada da bancada negra e das primeiras mulheres negras eleitas é um grande momento para o legislativo gaúcho. “Vamos trabalhar muito pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul por meio de políticas públicas que fortaleçam o povo negro, as mulheres, as mães e a juventude. É assim que vamos honrar cada um e cada uma que acreditou no nosso projeto. Essa é a oportunidade do nosso estado reconhecer: o futuro não será sem nós!”, disse a deputada Laura Sito.
“O crescimento da representação feminina na bancada do PT, acrescentando inclusive uma mulher negra retrata o investimento que o Partido dos trabalhadores e das trabalhadoras faz na luta das mulheres, a valorização de sua liderança, de seu protagonismo, de sua inserção social e também mostra a garra das mulheres que ocupam cada vez mais espaços de luta e de liderança. A consequência disso será com certeza na mudança cultural. Vamos ir adiante com a realização de mudanças curriculares, de gestão, na construção dos meninos e meninas no seu modelo de homens e mulheres, rompendo com os estereótipos, com a desigualdade, com o sexismo que pré-determina comportamentos e espaços que as mulheres e crianças vão sendo direcionadas para ocupar. Então, interferir nessa produção cultural, na cultura do estupro, na cultura machista, na cultura da desvalorização e discriminação das mulheres para determinados espaços como na política é a ênfase das minhas ações e atuações para além do parlamento, junto aos professores e professoras, as universidades e aos movimentos sociais”, destacou a deputada Sofia Cavedon.
Novas lideranças da Bancada e do Partido na ALRS
O deputado Luiz Fernando Mainardi falou sobre o seu trabalho como novo líder da bancada do PT. “Temos uma federação, temos que saber respeitar a autonomia dos partidos, mas o nosso trabalho é demonstrar que o Rio Grande tem caminhos diferentes do que Eduardo Leite fez nos quatro anos e buscará fazer nesses outros quatro anos”, disse.
Para a liderança do partido, o escolhido foi o deputado Jeferson Fernandes. “O presidente Lula já anunciou vários investimentos importantes aqui no nosso estado. E nós, enquanto bancada estadual de deputados e deputadas do Partido dos Trabalhadores, em sintonia com a direção do nosso partido, queremos divulgar cada vez mais esses investimentos e ao mesmo tempo, as nossas pautas prioritárias aqui do estado”, destacou o deputado Jeferson Fernandes.
Foto: Joaquim Moura
