Na última quinta-feira (17), o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Rio Grande do Sul realizou uma grande plenária virtual com a presença de mais de 150 dirigentes, parlamentares e militantes de todo o Estado. Além de apresentar os Comitês Populares de Luta, o evento serviu também para incentivar o debate entre a militância petista sobre as ações a serem realizadas através dos comitês.
Criados para organizar a mobilização de todas as pessoas dispostas a contribuir para transformar a vida do povo brasileiro, os comitês remetem às origens do PT, aos núcleos de base construídos no chão das fábricas, nas escolas, nas comunidades de base, que foram a energia vital da formação e crescimento do partido.
Já está disponível, uma cartilha com todas as orientações necessárias à formação e ao funcionamento dos comitês (veja acima). A cartilha orienta como construir um Comitê Popular, onde pedir orientação sobre sua organização e, ainda, como ter acesso à informações.
O documento também sugere um conjunto de atividades que podem ser desenvolvidas pelos comitês para promover a interação com as comunidades. No dia 13 de março, começam as inscrições para a Jornada de Formação Nova Primavera 2022, com o objetivo de qualificar e ajudar as pessoas na organização dos Comitês Populares de Lutas.
Além das informações próprias, os comitês serão abastecidos semanalmente com conteúdos, orientações e campanhas. Na página da Escola Nacional de Formação Política do PT, estarão disponíveis as atividades de formação previstas.
Os comitês terão acesso à informações, como conteúdos jornalísticos, artigos, materiais didáticos e vídeos aqui no site do PT/RS, no site do PT Nacional, na Casa 13, na Fundação Perseu Abramo e no Instituto Lula. Ainda, os comitês terão acesso a textos para desmentir as fake news bolsonaristas.
Conheça os Comitês Populares de Luta:
