A presidenta do PT-RS, Juçara Dutra Vieira, participou, ontem (1º), em Porto Alegre, do lançamento do Plebiscito Popular, uma ampla campanha nacional que busca consultar a população sobre pautas centrais para a classe trabalhadora. Na ocasião, foi reforçada a orientação para que todas as seções de votação do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, no próximo domingo (6), também sejam pontos de coleta de votos para o Plebiscito.
Realizado no auditório do Sindbancários, o evento reuniu diversas entidades sindicais, movimentos sociais e partidos do campo popular democrático, e marcou o início da mobilização no Rio Grande do Sul. As centrais sindicais foram representadas por seus/suas presidentes/as Amarildo Cenci (CUT-RS), Alex Saratt (CTB) e Neiva Lazzarotto (Intersindical). A iniciativa, articulada nacionalmente pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, tem como objetivo pautar o debate público e pressionar o Congresso Nacional em quatro eixos principais: a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o fim da escala 6×1, a ampliação da isenção do imposto de renda e a taxação de grandes fortunas.
Além da presidenta Juçara Dutra Vieira, o lançamento contou ainda com a presença de diversas lideranças, entre elas as deputadas Sofia Cavedon (PT) e Luciana Genro (PSOL), o vereador Giovani Culau (PCdoB), e representantes de movimentos como MST e Levante Popular da Juventude, que realizou uma intervenção artística na abertura da atividade.
A votação do Plebiscito ocorrerá de forma híbrida, com urnas físicas espalhadas por locais de grande circulação e também de forma online pelo site oficial da campanha. A decisão do PT gaúcho de integrar a coleta de votos à estrutura do PED visa potencializar a participação popular, unindo a democracia interna do partido às lutas da sociedade brasileira.
Foto: Rafa Dotti
