O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou ontem (24) a distribuição de R$ 12,929 bilhões do lucro de R$ 13,61 bilhões apurado em 2024. A medida beneficiará cerca de 134 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, que terão um rendimento total de 6,05% em suas contas no ano, superando a inflação oficial do período, de 4,83%.
O valor distribuído corresponde a 95% do lucro total do fundo no ano passado. Essa partilha complementa a rentabilidade padrão do FGTS, que é de 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), e é o fator que garante o ganho real para o patrimônio dos cotistas.
A rentabilidade positiva se alinha à nova política de correção do Fundo, estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2024. A decisão do STF, que determina a reposição mínima pela inflação (IPCA) para depósitos futuros, instituiu um novo patamar de proteção para o patrimônio do trabalhador e da trabalhadora.
A Caixa Econômica Federal tem até 31 de agosto para creditar o valor nas contas vinculadas. O montante é incorporado ao saldo total e fica disponível para saque nas situações já previstas em lei, como demissão sem justa causa, compra da casa própria e doenças graves.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
