Governo Lula Notícia

RETOMADA CULTURAL RS: PRÊMIO DIVERSIDADE BENEFICIA INICIATIVAS NO ESTADO

09/02/2025 7h48

O Ministério da Cultura (MinC) segue fortalecendo a cultura no Rio Grande do Sul com o Prêmio Diversidade da Retomada Cultural RS. Até o momento, 38 das 55 iniciativas aprovadas já receberam o recurso de R$ 30 mil cada, priorizando grupos afetados pelas enchentes.

“Ser contemplado nos deixou felizes, pois o Instituto sobrevive unicamente de editais, e quando surge a oportunidade de um prêmio, ganhamos um fôlego para as contas administrativas. Essa ação foi bem pensada, auxiliando quem contribui para as comunidades”, afirma Cristiano Avila, coordenador do Instituto Cultural Filhos de Aruanda (ICFA).

A iniciativa integra o Programa Retomada Cultural RS, criado para apoiar a reconstrução de espaços culturais e a continuidade de atividades interrompidas. “Em maio de 2024, o estado do Rio Grande do Sul foi severamente afetado por uma calamidade climática que resultou em prejuízos significativos para diversas áreas, incluindo o setor cultural. Reconhecendo a necessidade de uma resposta rápida e eficaz para mitigar os impactos dessa tragédia, o Ministério da Cultura propôs o Programa Retomada Cultural RS”, explica Teresa Labrunie, Coordenadora-geral da Secretaria Executiva.

O ICFA, reconhecido como Ponto de Cultura pelo MinC e Ponto de Memória pelo Ibram, mantém formações em dança afro, teatro popular e cortejos de afoxé. Além disso, organiza o Curimba Rio Grande – Festival Estadual de Tambores e Dança e desenvolve ações de resgate da memória e identidade, como o projeto “Minha História, Minha Tradição”.

Foto: Luciele Oliveira / MinC