Notícia PED 2025

SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO DE ELEIÇÃO DIRETA (PED) DO PT

23/04/2025 7h34

Em 2025, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras realiza mais uma edição do Processo de Eleição Direta (PED), que promove a renovação democrática das direções municipais, estaduais e da direção nacional por meio do voto direto da militância.

Filiados/as com filiação registrada até 28 de fevereiro de 2025, e que não estejam com pendências estatutárias, poderão votar e se candidatar. Não é necessário estar em dia com contribuições, exceto para quem ocupa cargos eletivos, de confiança ou funções em direções estaduais e nacionais, que devem quitar suas contribuições pelo SACE, acessando o item Minhas Contribuições na Área PT.

A votação ocorrerá no dia 6 de julho de 2025, das 9h às 17h (horário local), por voto secreto. Antes disso, debates com candidatos/as e chapas serão realizados em todo o país, fortalecendo a participação da base. Acompanhe o calendário do seu município para não perder nenhuma atividade.

Os prazos do processo também foram atualizados. Agora, as direções têm até 28 de abril para definir os locais de votação nas instâncias municipais. O prazo final para inscrição de chapas e candidaturas municipais e zonais é 2 de maio, e para chapas estaduais, até 9 de maio. A ampliação busca garantir condições adequadas para a organização do pleito pelas direções locais.

As direções eleitas terão mandato de quatro anos. A composição deve respeitar a paridade de gênero (50% mulheres e 50% homens), além de garantir 20% das vagas para jovens com menos de 30 anos e outras 20% para negros/as e indígenas, com exceções nos estados de SP, PR, RS e SC, conforme o estatuto.

Quem quiser compor chapas deve procurar o diretório no qual está filiado/a. “As direções partidárias, delegações e cargos com função específica de secretarias deverão ter paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens)”.

O PED reafirma o compromisso do PT com a democracia interna e a construção coletiva do partido.