A mobilização em defesa do Brasil continua. Partidos do campo popular democrático (PT, PCdoB, PV, PSOL, REDE, PSB, PDT e PSTU) convocam um novo grande ato em Porto Alegre para a próxima segunda-feira (14). A concentração está marcada para às 17h, na Esquina Democrática.
O ato dá sequência aos protestos contra os ataques à soberania nacional, representados pela imposição de tarifas aos produtos brasileiros pelo presidente norte-americano, Donald Trump. A medida, classificada pelo governo brasileiro como um ataque político sem base econômica, é vista como uma articulação de setores da extrema-direita brasileira para desestabilizar o país e a democracia.
Com o tema “Taxar os bilionários, não o povo brasileiro!”, a manifestação defende que a resposta à agressão externa e aos interesses da elite não pode ser mais sacrifício para a classe trabalhadora. A pauta central é a luta por uma reforma tributária justa, que taxe as grandes fortunas e os lucros exorbitantes, ao invés de penalizar a produção e o emprego no Brasil.
A defesa do Brasil passa pela defesa de seu povo e de sua economia. Por isso, a presença nas ruas nesta segunda-feira é uma mensagem nítida: o Brasil não aceitará tutela estrangeira nem permitirá que a conta da crise seja paga pelos/as trabalhadores/as. A soberania se constrói com justiça social.
