Com a presença de mil delegados e delegadas de todo o Brasil, teve início ontem (1º), em Brasília, o 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Conduzido pelo atual presidente, senador Humberto Costa, e pelo presidente eleito, Edinho Silva, o evento que debate os rumos do partido reafirmou a força e a unidade da militância petista.
A prefeita de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão, reverenciou a tradição municipalista do partido, lembrando que “foi nas cidades que nasceu o modo petista de governar”. A defesa da soberania nacional marcou os discursos dos senadores Randolfe Rodrigues (AP) e Rogério Carvalho (SE), que afirmaram que o presidente Lula “arrancou a nossa bandeira dos patriotas traidores e devolveu a quem ela pertence de verdade: o povo brasileiro”.
A solidariedade internacional foi destaque na fala do embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben. Visivelmente emocionado, ele agradeceu o apoio histórico do PT à sua causa. “Desde sua fundação, o partido tem sido mais que um partido, tem sido uma trincheira de luta, de solidariedade com os povos oprimidos do mundo, especialmente com o povo palestino”, declarou.
O compromisso com a diversidade foi reafirmado pela ativista drag queen Ruth Venceremos. Filiada ao PT, ela elogiou o compromisso petista com a população LGBTQIAPN+ “Esse partido está contribuindo para que o Brasil deixe de ser o país que mais mata LGBTQIA+, para ser o país que mais elege”.
